Olá, hoje a gente vai falar sobre um dos ingredientes ativos mais amados e pedidos no momento, o queridinho Ácido Hialurônico.
Você pode adquirir Ácido Hialurônico em pó de fornecedores de confiança clicando nos links abaixo:
- Ácido Hialurônico Hidrolisado de Baixíssimo Peso Molecular Hyacare 50 (Inci Name: Hydrolyzed Hyaluronic Acid)
- Ácido Hialurônico de Médio Peso Molecular (Hialuronato de sódio)
Ácido Hialurônico
O Ácido Hialurônico não é um ácido orgânico (Função Química: Ácido) como por exemplo o Ácido Cítrico ou o Ácido Lático e não reduzirá drasticamente o pH de suas formulações. Na realidade ele é um polímero orgânico constituído de ácido glucurônico e N-acetilglucosamina. Trata-se de um líquido viscoso (ainda que em pequenas concentrações), de fórmula molecular (C14H21NO11)n.
O Ácido Hialurônico (AH) é encontrado de forma natural em todo o tecido conjuntivo do nosso corpo. Os glicosaminoglicanos são carboidratos longos não ramificados, ou açúcares, chamados polissacarídeos.
O AH é o principal componente da matriz extracelular que mantém as células unidas para formar tecidos vivos como a pele. Dá estrutura à pele e é responsável por aquele efeito de aparência hidratada e preenchida, e desempenha um papel fundamental no processo de cicatrização de feridas. Mas diminui à medida que envelhecemos, tornando nossa pele mais suscetível a flacidez e rugas.

Benefícios do Ácido Hialurônico
Para começar, é um umectante tão poderoso que pode atrair até 1000 vezes o seu peso em água! Essa é uma das principais razões pelas quais o AH usado em cuidados com a pele, pois retém as moléculas de água na superfície da pele para mantê-la bonita e hidratada.
Sempre que falamos de pele bem hidratada, estamos nos referindo principalmente a pele com muito teor de água. Talvez você já tenha ouvido falar do termo perda de água transepidérmica. Este é o termo científico para medir quanta água é evaporada da pele.
Quando um produto previne essa perda, isso significa que ele mantém a pele hidratada, garantindo que a água não escape de sua superfície. Ele faz exatamente isso, ou seja, diminui a taxa de evaporação da água da pele.
Além de ser um hidratante muito eficaz, alguns estudos mostraram que é muito bom para curar feridas! E, por último, o AH aumenta a elasticidade da pele, tem sido usado para tratar eczema, rosácea facial e reduzir o aparecimento de rugas.
Informações técnicas
INCI: Hyaluronic Acid
- Taxa de uso recomendada: entre 0,01 e 2%. Depende do peso molecular.
- Aparência: pó branco fino
- pH: entre 6 e 7.5.
- Restrição de pH: Mantenha seu produto final com pH maior que 4 e menor que 11.
- Solubilidade: Em água.
- Principal função na fórmula: Umectante altamente hidratante. Muito recomendado para quem tem a pele bem seca. Pode ser usado em tônicos, géis loções e cremes.

Resista à tentação de fazer uma solução de alta concentração (acima de 1%) logo de cara! Você corre o risco de o Ácido Hialurônico não se hidratar na água e permanecer como aglomerados inúteis.
Algumas empresas vendem o Ácido Hialurônico já em sua forma hidratada e previamente diluído. Para usá-lo em suas formulações você deve seguir as instruções de uso do seu fornecedor. Quando falamos do Ácido Hialurônico em pó, estamos falando dessa matéria-prima 100% concentrada, sem diluições prévias.


Sobre o Peso Molecular
O peso molecular refere-se à sua massa, ou quão grande é a molécula de Ácido Hialurônico. Isso é medido em algo chamado unidades de massa atômica unificada, ou Dalton (Da) para abreviar.
Para referência, aqui estão os vários pesos moleculares do Ácido Hialurônico de acordo com um fornecedor cosmecêutico:
- Alto peso molecular: acima de 1800 kDa
- Médio peso molecular: 1000 – 1.800 kDa
- Baixo peso molecular: 400 – 1000 kDa
- Baixíssimo Peso Molecular: 50 – 400 kDa
- Super Baixo Peso Molecular: 6 – 50 kDa
- Ultra Baixo Peso Molecular: inferior à 6 kDa
Segundo estudos, o peso molecular de Ácido Hialurônico que você deve usar em formulações cosméticas deve estar entre 80.000 a 1.000.000 Daltons (80 – 1.000 kDa). Essa margem parece possuir os tamanhos moleculares mais eficazes que a pele suporta para manter sua umidade e elasticidade de acordo. Qualquer valor mais alto não terá penetração e tem um efeito de curta duração que está sendo removido depois que você limpa o rosto. Qualquer valor menor pode causar inflamação se usada em dose muito alta, pois penetra profundamente na pele. Portanto, é preciso formular cuidadosamente com eles.
Aplicações relacionadas ao Peso Molecular
Em resumo, AH de alto peso molecular não possui ação profunda na pele, mas é um ótimos umectante superficial e formador de gel (modificador de reologia), pois sua capacidade de absorver a água já se dá no momento que entra em contato com a água da formulação. Os de Médio, Baixo e Baixíssimo peso molecular irão penetrar na pele, trazendo todos os benefícios anteriormente falados.
Sabemos então que os AH de maior peso molecular (acima de 1000 kDa) não penetram na pele. Eles ficam na superfície e assim podem ser considerados excelentes hidratantes. Já os de menor peso molecular (entre 1000 e 50 kDa) são capazes de penetrar e estimular nossas células da derme a produzir nosso próprio Ácido Hialurônico. Alguns estudos inclusive demonstram que oferecer mais de um tipo de AH em uma fórmula, de variados pesos moleculares, pode ser benéfico por causa de seus estímulos distintos, com um efeito mais amplo e robusto (como por exemplo associar um Alto e um Baixo peso molecular). Entretanto, a associação deve ser sempre avaliada clinicamente, para ver se realmente é eficaz para a proposta de combate ao envelhecimento.
Injetável x Cosmético
A saber, quando o produto é fabricado para ser injetado (por especialistas em Harmonização Facial), seu diferencial é o grau de pureza e contaminação, totalmente distinto ao de um cosmético. Esse ativo farmacêutico pode ser de baixo peso molecular, para repor o ácido que a pele já perdeu. Já os de alta e média densidade são aplicados para dar volume, através do preenchimento.
Quando usados em cosméticos tópicos, a molécula em si é a mesma dos injetáveis, mas em concentrações menores, misturado com outros ativos e apresentando eficácia mais discreta. Então não podemos esperar o mesmo resultado de um preenchimento facial com Ácido Hialurônico que a aplicação tópica de um produto contendo esse mesmo ativo.
Nossa Experiência
Apesar disso, nossa experiência utilizando o Ácido Hialurônico Hidrolisado Hyacare 50 (50kDa) foi positiva, deixando a pele macia e hidratada, além disso não houve nenhum sinal de irritação ou inflamação. Porém utilizamos em uma dosagem bem baixa na fórmula (inferior à 0,2%).


Estudos Científicos
Um estudo conduzido com 15 indivíduos que possuem rosácea constatou que a aplicação de 0,2% Ácido Hialurônico de Baixo Peso Molecular reduziu as pápulas em 47%, diminuiu a vermelhidão em 51,7%, reduziu a queimação e ardor em 65% e diminuiu a secura em 78,8%. após 8 semanas.
Um outro estudo in vitro descobriu que Ácido Hialurônico de Baixíssimo Peso Molecular (110 kDA – 300 kDA) melhora a lesão de feridas, enquanto Ácido Hialurônico de Médio Peso Molecular (1.000 – 1.400 kDa) e Ácido Hialurônico de peso molecular muito baixo (5 – 20 kDa) não tiveram efeitos curativos.
Em um terceiro estudo in vitro conduzido com implantes de pele humana descobriu que a perda transepidérmica foi reduzida em 15,6% com Ácido Hialurônico de Alto Peso Molecular, mas aumentou em 55,5% com Ácido Hialurônico de Super Baixo Peso Molecular! Por isso, tenham em mente que nem sempre usar maior concentração de ativos irá resultar em produtos finais melhores. Sempre siga as indicações de concentração que o seu fornecedor indicar na ficha técnica do insumo. Não copie fórmulas se você não tiver certeza se o tipo de AH que você e que a pessoa está usando são os mesmos.
Sobre a viscosidade
Diferentes pesos de Ácido Hialurônico criarão diferentes viscosidades quando transformados em uma solução. Pesos maiores produzirão géis mais espessos, as versões de menor peso produzirão soluções mais finas.
Tenha em mente o potencial aumento de viscosidade (dependendo da concentração e peso do ácido hialurônico) ao tentar incorporar o Ácido Hialurônico em uma bruma, por exemplo. Mesmo uma pequena quantidade de um produto que pode aumentar muito a viscosidade pode significar que uma formulação não sairá em spray como uma névoa, mas em vez disso esguicha jatos diretos, o que não é a mesma experiência (adorável névoa relaxante X levar um tiro de uma pequena pistola de água ahahahaha).
Vídeo – Ácido Hialurônico
Por fim, assista ao vídeo que fizemos falando um pouco sobre o ingrediente Ácido Hialurônico:
A saber, já fizemos um tônico em gel usando Ácido Hialurônico dentro do nosso Clube de Membros, se você é assinante veja o vídeo aqui. Já falamos sobre outros umectantes aqui no canal, como por exemplo a Alantoína, Glicerina, o Lactato de sódio, o Propanediol e o Sódio PCA, porém suas ações são distintas, e os resultados não são comparáveis à do AH.
E então, gostou de conhecer mais sobre o ingrediente Ácido Hialurônico? Você tem interesse em ver a gente fazendo Formulações Cosméticas usando esse ingrediente? Deixa um comentário para a gente se você curte esse tipo de conteúdo!
Seja um assinante do nosso Clube de Membros e tenha acesso à Conteúdos EXCLUSIVOS, Revista, Grupo, Lives e muito mais! Assine aqui. Conheça todos os Benefícios do Clube aqui.
Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.
Então a gente se vê no próximo post! Até lá.
Por Equipe Espiral de Ervas.
Referência Bibliográfica
Chen, W. Y. Abatangelo G. Functions of hyaluronan in wound repair. Acesso em 03 fevereiro de 2023.
Naya Glow. Hyaluronic Acid explained. Acesso em 03 fevereiro de 2023.
Schlesinger T. Powell C.R. Efficacy and Safety of a Low-Molecular Weight Hyaluronic Acid Topical Gel in the Treatment of Facial Seborrheic Dermatitis. Acesso em 03 fevereiro 2023.
Snetkov P. et al. Hyaluronic Acid: The Influence of Molecular Weight on Structural, Physical, Physico-Chemical, and Degradable Properties of Biopolymer https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7464276/



Tenho pmma no rosto posso usar cremes ou seruns de ácido hilauronico de baixo peso molecular
oi, vc precisa confirmar essa informação com o profissional que aplicou o pmma em voce. bjos